12
Mar

Reabilitação Urbana: A solução

Quando se decide comprar casa há uma dúvida recorrente: “comprar novo, reabilitado ou a reabilitar?” 

Para tomar esta decisão há vários aspetos que devem ser tidos em consideração e neste artigo vamos focar-nos nos prós e contras da reabilitação 

 

Quais são as vantagens de reabilitar uma casa antiga? 

  • “Têm carácter:Em espaços antigosé comum encontrar-se características como: um pé direito alto, um teto meticulosamente trabalhado, portadas tradicionais, robustas vigas de madeira a atravessar o teto, uma enorme lareira, entre outras coisas de valor.  Quando se intervenciona um espaço desta natureza, o importante é torná-lo mais confortável sem sacrificar a sua identidade que o torna tão especial. 
  • “Têm qualidade:  Antigamente, construía-se com materiais muito resistentes e, por isso, o trabalho de reconstrução é mais superficial, ou seja, a estrutura pode ser aproveitada e moderniza-se apenas o resto. No entanto, se pretendemos reconstruir uma casa, antes de a comprar, é recomendável contratar um profissional para fazer uma vistoria e perceber todo o estado de conservação do edifício, tendo em especial atenção a estrutura. 
  • “Mais barato e rápido reconstruir do que construir: No processo de construção de uma casa, existe todo um trabalho de preparação do terrenonomeadamente as escavações e a instalação de fundações, que não só ocupa tempo, mas também tem custosNo entantocomo uma casa antiga já está erguida, este trabalho e respetivos custos são evitados, o que nos permite redirecionar estes recursos.
  • “Mais ecológico e preserva-se a paisagem:uma casa antiga já existe e está integrada num determinado local, não sendo necessário alterar mais a paisagem, enquanto que uma casa nova, se não for pensada, pode vir roubar mais espaço à natureza e descaracterizar as cidades.
  • Há apoios:Há apoios muito interessantes para a requalificação de imóveis antigos, o que no caso de construir de raiz, nem sempre se verifica, uma vez que a banca não concede facilmente um crédito. 

Atualmente, existem já uma série de fundos e incentivos à reabilitação e requalificação do edificado. Vale a pena conhecer toda a informação sobre apoios financeiros IFRRU para a reabilitação urbana, tudo em  aqui. 

 

​Quais são as desvantagens de reconstruir uma casa antiga? 

  • Dificuldade a gerir o orçamento:Depois de começar a reconstrução, facilmente se gasta mais dinheiro do que o estimado para resolver problemas inesperados que vão surgindo à medida que vamos avançando com as obras. 
  • Não está pronto a habitar:Sem dúvida que comprar uma casa pronta a habitar é muito mais simples e poupa muitas preocupações. Uma obra de reconstrução pode correr dentro do planeamento ou estender-se por mais tempo do que imaginava.
  • Não se pode alterar o estilo: Quando se reconstrói uma casa existem algumas restrições que limitam a alteração das fachadas e da estrutura, dando menos liberdade a alterações.
  • Sair mais caro do que uma casa nova: É recomendável, antes de adquirir uma casa para reconstruir, fazer uma inspeção detalhada para perceber o estado em que se encontra a casa e estimar de forma fiável quanto é que a obra vai custarpara além de que se deve ter sempre em conta todos os problemas que não conseguimos antecipar e poderão surgir. Nem sempre reconstruir sai mais barato do que construir de raiz. 

A reabilitação nem sempre é uma tarefa fácil, a qualquer momento podemos descobrir mais um problema que pode resultar numa alteração de custos e prazos, uma verdadeira caixinha de surpresas. 

Comprar uma casa não é uma decisão fácil e simboliza muitas vezes um investimento muito elevado. Se por um lado a compra de uma casa nova, pronta a habitar, significa que não haverá preocupações com obras, a remodelação permite aliar o carácter de uma casa antiga à personalização do cliente. 

A TUU pretende não só garantir a cada cliente a possibilidade de fazer melhores escolhas, devidamente informado como também reduzir custos em todas as fases do projeto, assegurar uma visão integral que garanta a qualidade e a coerência do resultado final e acompanhar em permanência os prazos de todas as fases do processo. 

Atualmente, a TUU presta cada vez mais serviços na área da reabilitação urbana, seja através da elaboração dos projetos de arquitetura, da fiscalização de obra ou do apoio a candidaturas ao IFFRU.